domingo, 23 de junho de 2019

"O essencial é invisível aos olhos"


Sempre gostei muito desta frase porque parecia óbvia, mas ainda assim quando a lia sentia que tinha algo de mais profundo que eu não estava enxergando.

Agora, talvez eu tenha compreendido o real sentido dela. Quando falamos de pessoas, de seres humanos não podemos julgar apenas o que vemos ou um comportamento expresso em dado momento. É preciso entender qual a motivação deste comportamento. O que levou este indivíduo a agir assim?

Uma pessoa não é apenas o que enxergamos. Ela é como uma espécie de baú e dentro contém experiências, frustrações, sentimentos, sensações, traumas e um aglomerado de coisas que a trouxe até ali, a expressão daquele  comportamento.

Por isso precisamos olhar o outro com mais empatia e não apenas simpatia, precisamos observar com calma, olhar nos olhos, ouvir e se preciso estender a mão.

Talvez iremos nos frustrar também porque a pessoa pode simplesmente não entender que precisa disso e não aceitar a ajuda, o abraço, o tempo dedicado. Mas faça, sem esperar nada em troca, na medida certa. Talvez ao fazer isso você ajude ela a se curar e cura-se também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário