Em qualquer fase da vida parece ser difícil para alguns compreender e aceitar as mudanças. Parece que as gerações mais recentes não estão preparadas para que “as coisas dêem errado”, que fomos programados para que todo planejamento seja bem sucedido, seja com a ajuda de Deus ou através do nosso próprio esforço. E quando isso não acontece, alguns de nós tendemos a um desequilíbrio emocional que somatiza-se e reflete-se em nosso corpo físico.
Pois bem, acho que já entendemos a necessidade de buscar um caminho diferente. Os números de casos de depressão, crises de ansiedade, suicídios, patologias e outras psicopatologias tem deixado isso bem claro. Mas, é fácil mudar esses comportamentos e os pensamentos que nos levam a agir assim? Não. Porém, o primeiro passo sempre será entender e aceitar a necessidade de mudar. E isso ninguém pode fazer por nós. Não adianta ficarmos presos a textos, livros, frases e imagens de autoajuda, por que em pouco tempo tudo isso será esquecido e voltaremos aos mesmos comportamentos. E deixar para Deus fazer sozinho, também não é uma boa escolha. Claro que não estou aqui questionando o poder Dele. Mas Ele só fará o que você não pode fazer.
Então, precisamos levantar e nos mover em direção às mudanças, aos novos objetivos para que possamos alcançar maior maturidade para enfrentar as situações às quais somos expostos diariamente de forma mais racional e equilibrada. Precisamos entender que não temos o controle de tudo e que às vezes, o imprevisto não pode ser previsto, desacelerar, avaliar as mudanças, aceitá-las e adequar-se a elas.
É claro que falo aqui das mudanças inevitáveis e aquelas que nos ajudam a melhorar. Que percebemos serem imprescindíveis. Porque as mudanças que queremos são mais fáceis de aceitar e as impostas por outros nós não somos obrigados a aceitar, se entendemos que não serão boas para nós.
#mudar
#mudanças
#equilíbrio
#emocional
#maturidade
Minha melhor amiga e futura psicóloga... Nunca desconfiei que já era sua cobaia😒
ResponderExcluirRsrs não é amiga.
ExcluirMuito legal Bia, e acredito que as pessoas tendem a perceber que errar e ver as coisas não saindo conforme o planejado faz parte da vida, e o que nos diferencia é a maneira que lidamos com as "perdas". Tem um livro muito legal que fala sobre isso que chama Mindset, super indico.
ResponderExcluir