quarta-feira, 20 de maio de 2020

Quando vamos parar de tentar embranquecer? Sobre as mortes dos meninos Joãos.

Eu não precisaria acrescentar nenhuma palavra sobre esse evento que exprime a realidade da vida dos negros no Brasil, porque eu vi muitas situações como essa bem de perto. Dói muito todas as vezes que vejo uma notícia triste, desesperadora, e todos os adjetivos ruins inerentes a ela, porque são meus semelhantes. Eu não consigo ver tudo isso e não sentir um pesar.
Ainda não superei a morte de Marielle Franco, todas as vezes que lembro sinto uma dor no peito que levei muito tempo para entender o porquê sentia aquilo. Até que um dia, uma mulher negra, psicologa, relatou a vivência de uma paciente que morava em uma das comunidades do Rio e sentia forte medo de sair de casa, porque ela via quase que diariamente corpos negros estirados no chão como resultado de tamanha violência em nosso país, especificamente contra os negros. E sabemos o porquê, sabemos desde quando, mas continuam querendo calar nossas vozes e invalidar nossa existência. Aquela mulher se enxergava naqueles corpos e tinha medo de que um dia a pessoa deitada ali fosse ela. Muitos vão dizer "ah! Besteira. Isso nunca vai acontecer a ela." Mas a realidade, as histórias que são mostradas (por que muitas não são) dia após dia, legitima o medo dela. E só ai eu entendi meu sentimento em relação ao assassinato de Marielle. É "o sentimento... de aversão à privação da liberdade praticada contra a população negra no Brasil".

Por várias vezes, me peguei pensando e temerosa pelos meus primos que estão na mesma faixa etária do João, serem vitimas como ele ao andarem pelas ruas, entrarem nas lojas, e outras vivências, que só uma pessoa de pele preta sabe como é, quando eles simplesmente só estão tentando ser adolescentes. Porém, o jovem negro no Brasil, infelizmente, não tem o mesmo direito do "Branco", porque sua cor chega antes de qualquer coisa.
Coincidentemente, nos últimos dias eu estava lendo o livro Pele negra, Máscaras Brancas de Frantz Fanon, e fico me perguntando (muito indignada) quando a população brasileira vai evoluir de verdade? Parar de jogar para debaixo do tapete seus preconceitos, sua hipocrisia, seu egoísmo, etc e encarar suas mazelas (que foram bem evidenciadas nos últimos três anos). Quando vamos parar de acreditar que a cor da pele faz um ser humano melhor que outro? Quando vamos parar de tentar embranquecer? Quando vamos nos descolonizar?
#MarielleFranco
#JoãoPedro
#PelenegraMáscarasBrancas
#FrantzFanon
#Violência
#Brasil
#PoliticasPúblicas
#Populaçãonegra

#vidasnegrasimportam

#BlackLifesMatters

Nenhum comentário:

Postar um comentário